REGRAS

REGRAS DO CLUBE DE XADREZ VIRTUAL





Todos os torneios em andamento passam a ser regidos pelo novo conjunto de regras.


1. NOTAÇÃO


1a. A notação oficial usada é no formato algébrico abreviado em inglês. Opcionalmente os jogadores podem acordar entre si o uso de outra notação porém, para os relatórios de fim de jogo ou reclamações o CXV aceita somente o formato algébrico em Inglês. Partidas que, ao serem reportadas, não estiverem no formato da notação oficial serão descartadas e o resultado não será aceito.


2. IDENTIFICAÇÃO


2a. Sempre identifique claramente a peça que será jogada ou capturada, evitando que a notação seja ambígua. Os movimentos de peão sempre se iniciam com letras minúsculas. Cavalos, bispos, torres, dama e rei sempre são representados por letras maiúsculas. A captura de peças é indicada pela letra x, exemplos: Bxe4, dxc4, Nxa8.


3. ENVIO DOS MOVIMENTOS


3a. Nos torneios em que houver identificação de rodadas ( rounds ), obrigatoriamente no cabeçalho PGN das mensagens deve constar o número correto da rodada ( Round ). Caso seja um torneio sem indicação de rodada ( round ) preencha o campo com *, exemplo:

[Round "5"] - Torneio com indicação de rodada

[Round "*"] - Torneio sem indicação de rodada

3b. A notação completa da partida deve ser enviada em cada mensagem. O cabeçalho no formato PGN é obrigatório e deve obedecer obrigatoriamente ao padrão abaixo:

[Event "Nome do Evento"]
[Site "CXV"]
[Date "2001.3.15"] - Data de início do evento.
[Round "1"]
[White "Sobrenome, Nome"]
[Black "Sobrenome, Nome"]
[Result "*"] - Preenchido ao final da partida com : 1-0, 1/2-1/2 ou 0-1

Sent: ano/mês/dia
Received: ano/mês/dia
Replied: ano/mês/dia


3c. O jogador deverá manter cópia de todos os e-mails trocados com o oponente, para que, em casos de desacordos, faltas ou notações incorretas, sejam enviados ao Diretor para avaliação.

[Explicação]

3d. Caso o oponente tenha copiado um movimento de forma incorreta ao responder, seu movimento será considerado ambíguo e o jogador, ao detectar o erro, deve recusar o movimento do oponente e informá-lo do ocorrido. O jogador, ao receber um movimento ambíguo ou ilegal, não deve presumir, imaginar ou substituir o movimento incorreto por qualquer outro.

Neste caso, o jogador deve responder ao oponente avisando que o movimento é ambíguo ou ilegal e deve ser substituído.

3e. Se, no decorrer do jogo, ficar provado que um movimento ambíguo ou ilegal ocorreu e não foi corrigido naquela oportunidade, a posição existente antes do erro, deverá ser retomada e a partida continuará a partir daquela posição.

3f. O jogador não poderá alegar que anotou o movimento incorreto em seu e-mail, pois um movimento válido não pode ser desfeito.

3g. Em todos os casos de notação ambígua ou ilegal o jogador deve reportar o problema ao oponente com cópia para o Diretor do Torneio.

Parágrafo Único: Será anotada uma falta ao jogador que enviar durante uma partida 3 lances ambíguos ou ilegais, consecutivamente ou não. Cabe ao jogador reclamante o envio de cópias dos e-mails comprovando sua solicitação.


4. MOVIMENTOS CONDICIONAIS.


4a. É permitido aos jogadores o envio de lances condicionais, sendo facultativo ao receptor aceitá-los parcialmente ou em toda sua totalidade. Uma vez admitido os lances condicionais, fica o proponente obrigado a dar seguimento à partida logo após o lance subsequente aos condicionais.

Parágrafo Único: lances condicionais não poderão ser usados como prerrogativa com o intuito de resposta ao adversário que as enviou sob pena do seu tempo de reflexão transcorrer normalmente até que se defina, na partida em curso, um lance diverso da sequência proposta na condicional.


5. CONTROLE DE TEMPO E PENALIDADES.


5a. Todas as partidas de um evento são simultâneas, ou seja, devem ser jogadas ao mesmo tempo.

5b. Salvo eventos em que haja indicação contrária, o controle de tempo padrão é de 15 movimentos em 30 dias de tempo de reflexão por jogador. Tempo de reflexão é a diferença entre a data em que a mensagem chegou à caixa postal (provedor) do jogador e a data em que ele respondeu, não se contando o tempo que o sistema Internet levou para entregar a mensagem. Os jogadores devem responder o mais rápido possível.

5c. O controle de tempo é cumulativo, ou seja, após 15 movimentos em 30 dias teremos: 30 movimentos em 60 dias, 45 em 90 , 60 em 120 e assim por diante. Então, o tempo não gasto no primeiro controle de tempo poderá ser usado no segundo, exemplo:

1) O jogador A gastou 20 dias para completar 15 movimentos.

2) Para completar os 30 movimentos ele dispõe então de 40 dias, provenientes de 60-20=40.

Parágrafo único: Constatado o excesso de tempo cometido por um dos jogadores será anotada 1 falta contra o infrator.

5d. Não obtendo resposta a um lance enviado, no 5º dia o lance deverá ser reiterado utilizando-se o e-mail original com cópia carbono ao diretor do torneio. Persistindo a ausência de resposta do adversário, o mesmo procedimento deverá ser feito no 8º dia, agora, acompanhada da solicitação de falta junto ao diretor, que aplicará uma falta ao jogador em atraso. Não havendo manifesto do jogador faltoso por mais de 10 dias, em observância aos procedimentos do que trata este artigo, uma 2ª falta será aplicada e o diretor decretará a vitória do jogador reclamante.

Parágrafo único: Ao responder o lance reenviado o jogador em atraso deve fazê-lo com cópia carbono da mensagem ao diretor do torneio. Caso já tenha respondido ao lance anteriormente, deverá Encaminhar a seu adversário, com cópia carbono ao diretor, a mensagem em que o lance foi efetuado.

5e. A partir da 3ª ocorrência de ausência de resposta por períodos de 5 ou mais dias, que motivaram reenvios conforme estabelecido no ítem 5d, o jogador deverá enviar cópia ao diretor, anexando os e-mails comprobatórios das mensagens enviadas, para que este possa anotar uma falta ao reclamado e caso haja a 4ª ocorrência de ausência de resposta, decretar o fim da partida concedendo a vitória ao reclamante.

5f. Antes do envio do emparceiramento de qualquer torneio, o diretor deve confirmar a participação de todos.

Parágrafo único: se algum jogador desistir do torneio, após o encerramento de algum de seus jogos, serão mantidos os resultados das suas partidas já encerradas e consideradas derrotas nas restantes.

5g. Às decisões dos Diretores cabe recurso à Diretoria.

Parágrafo único: O recurso será apresentado ao Diretor no prazo de cinco dias contados do dia em que o jogador interessado tomou conhecimento da decisão.

5h. A alegação de desconhecimento das regras não será acolhida como justificativa para seu descumprimento.


6. DATA DE TÉRMINO.


6a. Os torneios do CXV tem seus prazos definidos conforme a seguinte tabela:

- Torneios relâmpagos : 5 meses.

- Torneios temáticos : 6 meses.

- Fases de taças anuais : 5 meses.

6b. Os torneios especiais que surgirem terão prazos definidos em seus editais de abertura de inscrição.

6c. A data de término dos jogos de um torneio é obrigatória e poderá, conforme decisão do Diretor, ser prorrogada por no máximo 30 dias.

6d. Jogos pertencentes a torneios divididos em várias fases não poderão ser prorrogados.

6e. Após a data de término do Torneio, o jogador dispõe de 10 dias para enviar sua partida com respectivas análises solicitando vitória ou empate. A partida será adjudicada (julgada) pela Comissão de Adjudicação do CXV, o resultado final será inapelável.

Parágrafo único: caso os jogadores não enviem no prazo estipulado acima será registrado 0 - 0.


7. RELATÓRIO DE RESULTADOS.


7a. Ambos os jogadores da partida devem enviar o relatório final ao Diretor, anexando cópia do e-mail em que foi configurado o abandono, o acordo de empate ou o lance final.

7b. O prazo para a remessa das cópias das partidas concluídas é de 8 dias a contar do recebimento do abandono ou da aceitação da proposta de empate.

7c. Se o resultado não figurar em nosso site em 20 dias, o jogador deverá consultar o Diretor do Torneio a respeito, para verificar possíveis erros ou problemas.


8. DESEMPATES.


8a. Para os desempates, aplicam-se, respectivamente os seguintes procedimentos:

1) Maior valor de acordo com o Sistema Sonneborn-Berger;

2) Melhor rating performance;


9. DESENTENDIMENTOS E RECLAMAÇÕES.


9a. Procure resolver os desentendimentos sempre de forma amigável. Quando não for possível o Diretor deverá ser notificado dos fatos. À decisão do Diretor caberá recurso na forma do item 5g.

§1 - Será anotada uma falta contra o jogador que empregar palavras ofensivas ou abusivas contra seu adversário durante as partidas.

§2 - Em caso de ofensas graves ao seu adversário, o jogador poderá ser punido com exclusão do Clube.


10. CONSULTAS.


10a. Os jogadores podem consultar quaisquer literaturas de xadrez, sejam elas escritas ou em formato eletrônico.

10b. Ressalvadas as hipóteses do item anterior, é proibida qualquer outra forma de consulta, inclusive de programas de xadrez.


11. LICENÇAS E ABANDONOS.


11a. O jogador deve notificar o Diretor do Torneio e seus oponentes nos casos em que estará impossibilitado de responder, por motivo de doença, viagem, negócio ou qualquer outro, abandonando o torneio. O jogador que abandonar um torneio ou deixar de responder ao Diretor e aos oponentes sem qualquer explicação será excluído DEFINITIVAMENTE do CXV.

11b. O jogador terá direito a até 30 dias de licença nos eventos em que estiver jogando. A licença deverá ser informada ao Diretor e aos oponentes com antecedência. Durante o período de licença, o jogador e os seus oponentes não terão calculados seus Tempos de Reflexão nem poderão incorrer em excessos de tempo de limite de resposta. Não serão concedidas licenças nos últimos 30 dias do Torneio.

11c. Nos casos em que o jogador estiver disputando diversos torneios ao mesmo tempo, é ele responsável por notificar o Diretor de cada evento e a todos os jogadores a respeito de sua licença. Caso não o faça, considerar-se-á que está jogando normalmente nos demais eventos e poderá ser penalizado de conformidade com as regras.

11d. Em todos os casos de abandono, notificados ou não, tendo sido feitos lances ou não, os pontos ELO serão computados em favor dos oponentes.


12. CÁLCULO DE RATING.


12a. O cálculo do rating é efetuado pelo CXV usando software próprio. Existem dois tipos de ratings considerados pelo CXV:

1) Rating estabelecido: é o rating que o jogador obtém após 15 partidas jogadas no CXV.

2) Rating provisório: os jogadores que não tem rating ingressam no CXV com rating provisório de 1.700 pontos. Após completarem 15 partidas o seu novo Rating será calculado conforme a performance obtida nestas partidas. O novo Rating poderá então variar para um valor maior ou menor.

12b. O rating estabelecido é calculado de forma diferente do rating provisório.

12c. Não cabe ao associado questionar o cálculo, alegando que no Clube X ou Y está com um rating maior ou menor. Cada Clube adota um sistema próprio de cálculo, não havendo um padrão neste assunto, não há o que discutir a respeito.


13. SUGESTÕES 


13a. Seja amigável, coloque seu nome completo nas mensagens e sinta-se à vontade para conversar com o oponente. Evite enviar a resposta sem sua assinatura simplesmente dando "Reply" no e-mail. Seja cortês!

13b. Religião, política, futebol e sexo podem ser dinamite pura! Então nós sugerimos evitar estes assuntos controversos.

13c. Vença com modéstia e perca de forma graciosa. Evite comentar seus lances e/ou do oponente no transcorrer da partida. Não diga ao adversário que ele está numa posição perdida e deveria abandonar.

Quando estiver em franca desvantagem, e a partida está obviamente perdida, admita e abandone. Com isso você economiza seu próprio tempo e pode aplicá-lo nas outras que ainda estiver jogando!

13d. Seja razoável, não ofereça empate ao adversário quando está obviamente em desvantagem. Não ofereça o "empate de salão" antes do 15º lance só para garantir o meio ponto. Ofereça-o apenas uma vez na partida.

13e. Ao enviar o lance condicional, procure não fazê-lo com muitos lances. É desagradável receber uma sequência onde há várias possibilidades e não são lances forçados.

13f. Sem dúvida o Xadrez por e-mail é uma excelente maneira de conhecer e fazer novos amigos.


14. ARQUIVOS ANEXOS.


14a. O CXV não é responsável por arquivos que seguem anexos às mensagens dos jogadores. Abrir estes arquivos é de exclusiva responsabilidade do usuário. Portanto, evite abrí-los, podem conter VÍRUS.


15. RECESSO


15a. No período de 16 de dezembro a 4 de janeiro o CXV entra em recesso. Nessa ocasião não há contagem de tempo.


16. CASOS OMISSOS


16.a Os casos omissos destas regras serão submetidos à apreciação e ao julgamento da Diretoria do CXV.


Regras do CXV revisadas em 22 de novembro de 2009.



CLUBE DE XADREZ VIRTUAL