CXV

 

 

Anatoly Karpov
Após o Match com Vescovi

Após o Match com o GM Giovanni Vescovi, Karpov conversou rapidamente com o CXV:

CXV: O que achou do confronto Kramnik – Deep-Fritz 10? E do nível das partidas?

Anatoly Karpov: É claro, não poderia explicar o erro que Kramnik cometeu no segundo jogo, e, é claro, encurtou o confronto. Quando você comete erros, custam alguns pontos, pode ser um ponto inteiro que Kramnik passou a ter em desvantagem naquele momento, e por isso, um grande “milagre” que decidiu todo o confronto, decidiu todo o confronto.

CXV: Acredita que os computadores ultrapassaram o homem? Os computadores passaram a ter o melhor jogo que o homem?

Anatoly Karpov: Não, não, isso não é correto. O que podemos dizer... é claro que os computadores têm vantagem, que os computadors não têm nervos, e, então podemos explicar os erros que Kramnik cometeu, então são apenas erros humanos. Se podemos evitá-los, os computadores não representam uma superioridade. Mas, uma coisa é clara: computadores não cometem esta espécie de erros estúpidos como os seres humanos podem cometer. E se você os evitar, então não grande problema para os seres humanos, se você evitar esses tipos de erros.

A Segunda coisa, está absolutamente errada. Porque as condições em que os confrontos são disputados. As condições são diferentes porque os programas que estão rodando, os computadores têm banco de dados internamente, e então, os seres humanos deveriam ter o mesmo acesso às mesmas bases de dados ou as bases de dados não deveriam estar dentro do programa que está rodando. Porque, o programa tem uma grande vantagem. Eles têm uma base de dados interna, que você não está jogando contra o programa de xadrez no computador, mas você joga contra nada menos do que toda a história do xadrez. E então, isso não é correto, exceto por essas condições. Elas não são iguais.




CXV: Qual foi a influência de Botvinnik em sua carreira?

Anatoly Karpov: Por algum tempo estudei na Escola de Botvinnik e a coisa mais importante que ele me passou foi que você tem que trabalhar muito o xadrez e você deve se prepara muito seriamente e você tem que trabalhar todos os dias.  Isso é muito importante.

CXV:  Poderia comentar a importância do Xadrez para a educação nos dias de hoje?

Anatoly Karpov: É muita, podemos. É muito importante para as crianças. Eles será útil para toda a vida, não somente para o xadrez, no futuro, em toda a vida.

Confira nos links abaixo.

Partidas do match. PGN.

Anatoly Karpov - Giovanni Vescovi - Rafael Leitão