Aniversário do CXV

Décimo ano do CXV
CXV


Clube de Xadrez Virtual completa hoje dez anos.


Hoje, 7 de setembro, o CXV completa dez anos de atividade.
07/09/2009.
Em 7 de setembro de 1999 o CXV foi criado pelo sócio Herley Mühlenbruch Guimarães, como podemos ver em "Como tudo começou..." para as disputas de xadrez por e-mail. Na época, não havia tantos clubes de xadrez por e-mail no Brasil como há hoje. O tráfego de dados na internet era mais caro e tínhamos menos opções que temos hoje tanto para jogar xadrez pela internet quanto para hospedarmos nossos recursos.

De lá para cá, o CXV cresceu e novos sócios chegaram e novos diretores também. Outros sairam e somos muito gratos a eles pela dedicada colaboração prestada ao nosso clube ao longo dos torneios que organizamos. A Taça CXV foi inaugurada já próxima da criação do clube, no ano 2000.

Com a edição do próximo ano, a edição de 2010, teremos portanto a décima edição da Taça CXV. A primeira edição foi vencida por Rogério Paulo Rodrigues Ribeiro, com 4,5 pontos em 5,0 pontos possíveis. A direção foi do Luciano Rigolin. Apenas como curiosidade, pela Taça CXV já foram disputados 113 grupos!

O nosso primeiro temático foi o "I Temático - Francesa - Winaver Avanço" vencido por Maurício Mendes do Prado que disputou o torneio iniciado em 1º de julho de 2000, com a direção de Ivan Barros. O primeiro torneio contou com 21 partidas, e só teve o seu vencedor definido no critério do rating performance, já que ambos finalizaram empatados em pontos e no critério Sonnenborg-Berger.

Os temáticos já contaram com 142 torneios disputados e em encerrados até o presente momento.

Os Relâmpagos se iniciaram em 19 de setembro de 1999 com os relâmagos livres R - 001, dirigido pelo Herley Mühlenbruch Guimarães. O torneio foi vencido por Maurício Mendes do Prado, que fez 6.0 pontos dentre os 7.0 possíveis na ocasião. É o nosso primeiro torneio da série de torneios Relâmpagos. O segundo colocado foi Sílvio F. Teixeira e o diretor do torneio, que também jogou o torneio ficou em terceiro lugar com 4 pontos.

Depois, tivemos a divisão por categorias, em que surgiram as categorias REX, A, B, C e os Superrelâmpagos. O REX e o Superrelâmpago somente contou com uma edição cada um.

O Torneio REX, para os jogadores que ocupam o ranking do CXV no grupo Expert, teve seu único torneio o REX-001 que foi vencido pelo atual campeão do CXV o jogador Francisco Azevedo Pessoa. O torneio foi vencido com 3.0 pontos conseguidos em 4.0 possíveis e disputado por cinco jogadores. O diretor foi o Dogeval Ferreira Holanda e o torneio se iniciou em 5 de setembro de 2006.

Os Relâmpagos nível A tiveram sua estreia em 11 de março de 2002, em torneio vencido por Francisco Sorroche e dirigido pelo Carlos Alberto Lira. Venceu o primeiro torneio Relâmpago nível A com 5.0 pontos em 6.0 possíveis.

Pouco antes da estreia dos Relâmpagos Nível, os Relâmpagos Nível B tivera a sua primeira edição vencida pelo sócio Alcindo da Silva Filho que faturou a disputa com 6.0 pontos em 6.0 possíveis, ou seja ele papou todas as partidas. O torneio, iniciado 15 de janeiro de 2002, foi dirigido pelo Diretor Eudo Avelino da Cruz.

Em 20 de outubro do ano anterior à primeira edição do Relâmpago Nível B, tivemos a estreia do Nível C. O vencedor da disputa foi o sócio Armando José B. dos Santos, com os 5.5 em 6.0 do torneio. Este, cedeu empate somente ao jogador Paulo Sérgio Resende de Almeida, vencendo os demais oponentes. O diretor que estreou o Grupo foi o José Neto Malvaso. Até o momento tivemos 108 torneios nessa modalidade.

O primeiro torneio na modalidae Super Relâmpagos - TSR-E, com duração de pouco mais de 3 meses, se iniciou em 25 de fevereiro de 2002 e finalizou em 2 de junho seguinte. Com a direção do Ivan Barros Santos, o torneio contou triplo empate na primeira posição! Isso mesmo! Houve triplo empate aqui. Não houve nenhum empate e todos os jogadores finalizaram a competição com 3.0 pontos!!!

Foram vencedores com triplo empate:

1. Paulo Sunao Shintate Jr.;
2. Sérgio Bomfim Vidal; e
3. Moisés Versulotti.

O diretor foi Ivan Barros Santos.

Nesse período de dez anos tivemos ainda o Comemorativo dos 3 anos do CXV, vencido pelo Antônio G. S. Fagundes, com 5.5 em 6.0 e disputado no sistema Silli. Dirigido por João Neumann Neto, teve seu início em 1º de outubro de 2002. O torneio contou com 18 participantes na época.

Num total, tivemos 724 torneios já disputados. Desse total, é disparado o maior participante o sócio Paulo Sérgio Resende de Almeida que tem 874 partidas disputadas e 428 vitórias até o momento.

A Pirâmide começou a ser disputada em 10 de janeiro de 2001 com a partida entre Éder Jonas Schreiber e Luciano Rigolin de Almeida, que jogou de pretas e venceu em 17 lances. Até o momento temos 390 disputas por posição.

O CXV também disputa partidas amistosas com outros clubes, disputas estas sem impacto no ranking no ranking do clube, mas que proporciona ao sócio o contato com outros clubes de xadrez, representando o clube Brasileiro. Expusemos um rápido levantamento feito para o décimo aniversário do Clube. Agradecemos a todos os sócios que propiciam uma convivência agradável e mais de onze mil partidas e propiciaram todos estes torneios.

Agradecemos a todos que fazem ou fizeram parte do CXV nessa jornada de 10 anos.
A todos, FELIZ 10 ANOS DE CXV!!!

Parabéns a nós todos!!!




E também no ano de 1999...



O MI Hélder Câmara, ex-campeão brasileiro, enfrenta 30 jogadores em simultânea na Hebraica São Paulo no ano de 1999 onde se vê, com 9 anos, André Diamant Campeão Brasileiro de 2008.