SISTEMA SILLI DE EMPARCEIRAMENTO
Ruy Gonçalves



O Sistema Silli de emparceiramento

Vamos explicar seu funcionamento usando de um exemplo : Digamos que um torneio tenha 150 participantes.

Para fazer todo o emparceiramento usaremos uma sequência de números que é obtida pela subtração de uma unidade de cada uma das potências de 2. Então vejamos:

As potências de 2 são : 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256...

Reduzindo em uma unidade cada uma delas temos : 1, 3, 7, 15, 31, 63, 127, 255...

De posse desta sequência podemos começar a organizar o torneio.

Primeiro vamos ver quantas rodadas serão . Divida o número de participantes do torneio por 2 e procure na sequência acima aquele valor que seja inferior ao número obtido.

No nosso exemplo temos : 150 dividido por 2 que é igual a 75. Na sequência acima o número inferior a 75 é o 63 . Do 1 ao 63 temos 6 algarísmos , portanto teremos 6 rodadas e cada jogador jogará 6 partidas de brancas e 6 de pretas.

Obs.: Este é o limite máximo de rodadas , mas pode ser diminuído a critério da administração do torneio.

Cada participante recebe uma relação numerada de todos os participantes do torneio e seus respectivos endereços . Com base no número de cada inscrito e nos 6 números da sequência obteremos os adversários de cada um nas partidas que joga de brancas.

Dois exemplos:

O jogador nº 1

Somamos cada um dos valores da sequência ao número do jogador e encontramos seus adversários de pretas:

1 + 1 = 2

1 + 3 = 4

1 + 7 = 8

1 + 15 = 16

1 + 31 = 32

1 + 63 = 64

Para o jogador nº 139

139 + 1 = 140

139 + 3 = 142

139 + 7 = 146

139 + 15 = 154 -> Como este número ultrapassa o número de inscritos no torneio (150) , subtraimos o número de participantes deste total e obtemos o número do adversário. 154 - 150 = 4

139 + 31 = 170 -> Da mesma maneira temos 170 - 150 = 20 e por último:

139 + 63 = 202 -> 202 - 150 = 52

Assim temos um sistema que permite que um grande número de participantes possa participantes de um torneio postal jogando em um grupo único com um número reduzido de partidas.

A organização do torneio distribuirá aos participantes uma lista completa com nomes e endereços dos participantes e os números dos adversários com os quais se deve jogar de brancas.

Em nosso exemplo ficaria assim:
001 - José da Silva - jsilva@terra.com.br - Joga de brancas com: 2 - 4 - 8 - 16 - 32 - 64
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139 - Carlos de Souza - csouza@yahoo.com.br - Joga de brancas com: 140 - 142 - 146 - 4 - 20 - 52





Ruy Gonçalves